Tomar um analgésico é suficiente?

dor e medQuando sentimos dor, ou simplesmente falamos um “ai”, logo vem a ideia de usar um remédio analgésico, gelo, calor, alongamento ou algo que possa ter o mesmo efeito para aliviar o que estamos sentindo.

Nosso sistema nervoso entende a dor como uma resposta a algo ameaçador ou potencialmente perigoso ao corpo, ligando seus alertas frente a isso. Como um “interruptor de luz”, liga os sistemas que produzem dor (neuromatriz cerebral) e mexe na intensidade como um “dimer”, aumenta ou diminui a luz, aumenta ou diminui a dor.

Teoricamente, usar um tratamento analgésico teria o efeito de analgesia (redução ou alivio da dor), certo? Sim, só que essa não é a dolorosa realidade.

Na dor aguda, por exemplo, os tratamentos analgésicos funcionam bem pois as “causas da dor” tem uma associação com lesões ou patologias, que levam a inflamação dos tecidos. Neste caso, os analgésicos  conseguem “reduzir a luz” de alerta do sistema nervoso”, mexem no dimer diretamente.

Quando entramos no universo da dor crônica, ligar ou desligar o interruptor de luz não faz a menor diferença e o dimer tende a se manter “em alta”. Isso significa que os alertas não desligam pelo circuito normal = curto circuito neurofisiologico. Analgésico não é suficiente!

“A balança fica desequilibrada”. Queremos reduzir os alertas. Temos que encontrar caminhos diferentes do tradicional. Por isso, se sugere uma série de tratamentos ao mesmo tempo, para dar um basta no curto circuito neurofisiologico. O somatório deles, produz o alivio da dor.

Se queremos mexer no curto circuito, não adianta se encher de analgésico. Tem que mexer nos fios, na corrente elétrica geral, no circuito em si, talvez comprar um interruptor novo com um dimer que funcione direito.

Encontrar os motivos dos alarmes é preciso. Será físico? Psíquico? Social? Espiritual? Sabe lá o que.

Artur Padão – Dorterapeuta

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s