O tratamento BBB para a dor

dor e bolsoEm um mundo moderno, cheio de soluções para os problemas da humanidade, cada vez mais surgem tratamentos e tratamentos para o controle da dor, mesmo sendo empíricos. Com os avanços da ciência, fica cada vez mais caro para todo mundo aliviar a dor. Nos últimos anos, vários tratamentos doem no bolso. Compensa?

O custo do alivio da dor é alto em todo o mundo e só aumenta com o passar do tempo. O valor é incalculável, sem falar das consequências da dor para as pessoas. Um tratamento caro não necessariamente é o melhor. Mas, uma coisa é certa: seu bolso pode doer sem parar.

Bom, bonito e barato (BBB) deveria ser a realidade, especialmente no Brasil, onde a maioria da população depende do serviço público para resolver seus problemas de saúde, como a dor crônica. Ao mesmo tempo, inversamente proporcional a isso, o número de tratamentos caros só aumenta. Isso não tem o menor sentido. Só ajuda o bolso de poucos. E a maioria dos tratamentos de alto custo passam longe do serviço público.

E sem comentar, claro, que a maioria destes tratamentos caros não se mostram mais eficazes que, por exemplo, o BBB exercício físico. Vamos a exemplos de tratamentos caros menos eficazes que o exercício: artrodese lombar, pregabalina, osteopatia, quiropraxia, kinesiotaping, acupuntura, bloqueios anestésicos, reeducação postural global, radiofrequência, terapia por ondas de choque e estimulação magnética transcraniana. Fora os tratamentos considerados alternativos. Vale a pena sim, mas é caro. Poucos terão acesso. Nem são tão eficazes assim para tanto glamour.

Então, o que oferecer de BBB ao paciente de uma forma geral? Exercício, massagem, meditação, bolsa de gelo ou água quente, analgésicos simples e um bom bate papo indolor. Vida simples, custo baixo e justo ao paciente que não pode pagar.

O universo fechado dentro de uma sala ou consultório não representa o que a população em geral precisa para o alivio da dor. É ai que devemos pensar em ter impacto, em ajudar, em fazer com que a saúde do Brasil seja menos dolorosa do que já é.

Abaixo a dor no bolso! BBB para a dor!

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s