Mais uma bola murcha para a artrodese lombar

dor e artro3Temida por muitos e extremamente lucrativa, a cirurgia de artrodese lombar fixa a coluna com parafusos, como se fosses vergalhões de obra, com o objetivo de manter a coluna firme e descomprimir os nervos. Justifica-se o uso desta cirurgia no manejo da dor quando os tratamentos conservadores não dão jeito. E qualidade do tratamento conservador, conta?

Várias pesquisas vem sendo realizadas acompanhando os resultados da artrodese lombar a curto e longo prazo, com o objetivo de verificar os efeitos no alivio da dor, ganho de função e melhora da qualidade de vida.

Eu, particularmente, vi e vejo resultados muito mais desfavoráveis pós cirurgia, levando os pacientes a uma série de consequências permanentes e complexas, especialmente em pacientes que operam por sentir apenas dor. E ganham mais dor ao invés de função.

O estudo de Mannion e seus colegas, publicado no The Spine Journal em 2016, comenda o resultado de outras pesquisas recentes que acompanharam estes pacientes por muitos anos. E…?

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1529943015017738

Eles concluíram que fazer a artrodese lombar não é melhor do que os tratamentos não cirúrgicos para melhorar a dor e a incapacidade funcional ao longo dos anos. Portanto, operar apenas aumenta o custo dos serviços de saúde, aumenta a chance de iatrogenia, enche o bolso de muita gente e, no final das contas, de uma forma geral, não adiciona melhores efeitos ao paciente.

Artrodese lombar tem seu lugar, mas não no alivio a dor lombar crônica.

Artrodese lombar = bola murcha!

Artur Padão – Dorterapeuta

2 comentários sobre “Mais uma bola murcha para a artrodese lombar

  1. Vc tem toda razão. Eu fiz artrodese. E o médico Tb operou minha escoliose que não sentia nada e tinha bico dempapagaio. Hj estou com depressão e dores na minha coluna torácica que não tinha. Estou desesperada. Não consigo me movimentar direito. Já tem um ano e três meses que operei. Queria ter lído seus comentários antes. Os médicos não falam como vc ficará depois da cirurgia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s