Crônicas Dolorosas 36: a coluna operada de família

dor e artro4A mãe operou a coluna, colocando mais de 10 parafusos. O pai também operou a coluna, botando apenas 4 parafusos. A filha, que também tinha terríveis dores nas costas, estava no caminho para a cirurgia. Ela tinha a indicação, mas tinha medo de operar. Ao mesmo tempo, não aguentava mais as crises. Dilema doloroso esse.

Já tinha se passado mais de 2 anos com altos e baixos, mas sempre com aquela imagem perturbadora da hérnia comprimindo seus nervos, que inclusive já estavam machucados. Mas, era a hora de tomar uma decisão: fazer ou não fazer a cirurgia?

A jovem resolve tentar mais um tratamento conservador antes, com exercícios na fisioterapia (dentro e fora d’água). Incrivelmente, ela melhora sua dor, não tem mais crises, volta a praticar exercícios regulares. Sua vida volta a ativa e estava tudo bem, certo? SQN! O fantasma da cirurgia sempre aparecia, rondando seus pensamentos. A consulta médica era a certeza da cirurgia, porque ir então? Porque ouvir o que você não quer ouvir?

Mesmo sabendo que o resultado a longo prazo é similar entre cirurgia e tratamento conservador, porque operar? Previnir uma lesão que já existia? Previnir uma dor sem garantias de melhora? No caso dela, cirurgia é loteria! Faça sua aposta e tente a sorte!

Entretanto, sorte não resolve nada. E claro, depois de 6 parafusos na coluna, 3 meses imobilizada na cama e piorar uma dor que já tinha batido as botas, bingo! Quer dizer, nem “linha cantou”. Agora, o tratamento conservador de antes não tem mais o mesmo efeito. Agora, não adianta voltar atrás. Uma vez fixada a coluna, para sempre sua coluna será rígida. E também com dor de nervos e com incapacidade e se tornando muito mais crônica do que antes.

Agora temos uma “família de artrodesados”, que tem 4 coisas em comum: cirurgia de artrodese na coluna, dor persistente,  medo de operar novamente e procuram tudo sobre artrodese na internet.

Agora, essa família tem mais um aniversário para comemorar. A cirurgia de coluna da filha!

Artur Padão – Dorterapeuta

#dorterapeuta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s