Crônicas dolorosas 35: “papai do céu colocou a dor em minha vida”

dor-e-espoSentir dor é bom ou ruim? Ou ambos? Parece meio surreal pensar que sentir dor faz bem, pois o mundo entende a dor como algo ruim a ser combatido. O fato é que, como tudo na vida, existem benefícios e malefícios de sentir dor, ou ganhos e perdas.

O curioso caso do “senhor esporte” ultrapassou todas as barreiras dolorosas conhecidas pela sociedade. E, como em qualquer outro caso, ele teve perdas e ganhos por sentir dor. Na verdade, ele agradeceu ao papai do céu por sentir dor. Doido? Fora do ar? Inconsistente? Nada disso. É a sua realidade nua e crua.

O senhor esporte praticava muitos esportes, ficava muito tempo fora de casa. Casado e com uma filha, “nosso esportista” teve vários episódios de dor lombar e foi se afastando de tudo que gostava de fazer. Até parar tudo e viver em função da dor. Nada de diferente de muitos brasileiros que sofrem por dor persistente.

O interessante é que o fato de sentir dor e deixar seu esporte de lado, lhe trouxe uma nova realidade: ficar mais em casa. E isso foi muito bom, alias, foi algo que ele nem sabia que era possível. Ao mesmo tempo, não praticava seu esporte devido a dor. Ou seja, temos uma perda primária (esporte) e ganhos secundários (ficar em casa).

Ganhar para perder ou perder para ganhar?

Talvez se a dor nunca mais “dê as caras”, o senhor esporte possa voltar a sua rotina como antes. Ou fazer ajustes para equilibrar seu lazer e família. Mas, isso é de cada um. Pode ou não pode ser doloroso. Por isso, sofrer por dor, sempre é uma escolha do cliente.

De vez em quando a dor nos ajuda a ter um choque de realidade e ver que podemos valorizar as coisas muito mais do que imaginamos. Se você valorizar a dor, terá dor em sua vida. Nada mais simples, neurofisiológico, emocional e humano do que isso.

Artur Padão – Dorterapeuta

#dorterapeuta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s