Crônicas Dolorosas 33: o doloroso mês das noivas

dor e banhoLá vem a noiva toda de branco!

A emblemática frase cantada por séculos e séculos mostra que lá vem ela, toda de branco, “linda” e feliz por estar realizando o sonho de se casar com o homem de sua vida. Hoje, esta tradição não é tão forte como antigamente e existe todos os tipos de casais possíveis e noivas de múltiplas cores durante sua cerimônia festiva. Casar gera uma “dor boa” em várias partes do corpo, que só passa depois do “sim”.

Dentre as várias histórias que permeiam o casamento, a mais intrigante de todas é: porque maio é o mês da noivas? Várias “teorias da conspiração casamenteira” tentam explicar especificamente isso: mês das flores mais bonitas, mês da consagração da Virgem Maria e pela proximidade com o dia das mães. Mas, a teoria mais dolorosa de todas fala de um hábito corriqueiro entre os brasileiros e ignorado em vários países europeus: o banho.

Reza a lenda que, devido a chegada da primavera e do calor, era possível tomar o primeiro e único banho do ano. Oi? Isso mesmo.

Não se sabe se existia sabonete ou shampoo na época. Enfim, as noivas então estavam limpinhas e cheirosas para o seu tão sonhado dia. Além disso, como maio era o mês das flores mais belas e cheirosas, o buquê era feito de flores verdadeiras e as noivas o seguravam bem próximo ao corpo, no intuito de minimizar qualquer resquício dos mais de 300 dias sem banho.

Graças a Deus e aos brasileiros, tomar banho se tornou um hábito “de limpeza”, quase uma educação higiênica.

Ela finalmente disse “sim” ao banho e “não” a dor

Artur Padão – Dorterapeuta

#dorterapeuta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s