Crônicas dolorosas 29: papinho de elevador 

dor e elevEm uma galeria conhecida do largo do machado no Rio de Janeiro, 5 pessoas entram no elevador em direção ao destino do dia: o trabalho. Aquele silêncio que só existe em elevadores, onde alguns olham para o celular, outros para o chão, com certa timidez de conversar com pessoas desconhecidas. Cada um aperta seu andar e começa a jornada andar acima.

Eis que o último passageiro ao entrar, um senhor de 50 e poucos anos, com uma certa barriga positiva, quebra o gelo no famoso “papinho de elevador”. Ele olha para a sua mão direita e fala: “é…minha mão está dormente sempre”. Fica abrindo e fechando a mão, na tentativa de reproduzir ou sintomas ou mostrar a todos os interessados em saber de sua história dolorosa. E ele continua: “A minha mão esquerda também é dormente, mas menos”. Essa foi a deixa para todos expressarem seus sentimentos dolorosos.

– “Ihhh amigo, isso deve ser da cervical, passei por isso”, questionou o vendedor de esfirra árabe

– “eu também tenho a mão dormente, fica assim direto”, expressou a mocinha do carrinho de mão

– “a minha parece um formigueiro”, queixou-se o amigo cabeleireiro.

– “todo o dia a mesma coisa”, pensei eu, que também tenho a mão dormente.

Quando percebemos, todos tinham a mão dormente. Será uma mera coincidência? Copiamos a dor do outro? Culpa do ambiente? Seja o que for, quando entramos no elevador, tudo pode acontecer, até sentir dormência.

Na verdade, dormência, tem vários significados, mas todos remetem a ausência de algo: sensibilidade na mão, de sono, ação, fazer algo. E realmente, quando entramos no elevador, pelo menos a maioria das pessoas, ficam dormentes!

Ao saltar em meu andar, percebo que cada dia fica mais claro que a dor crônica não controlada nos faz ficar dormentes. Obrigado “papinho de elevador” por tornar meu dia mais inspirador.

Artur Padão – Dorterapeuta as vezes dormente

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s