Crônicas dolorosas 26: A cápsula reprimida do ombro

dor e ombEm esportes como o volei e a natação, o ombro recebe uma atenção especial quando o problema é dor. Os holofotes de viram para os músculos que rodam para dentro e rodam para fora. A nossa pá das costas (escápulas) acompanham todo o processo e precisam estar ali para dar “apoio psicológico”. Esse é o padrão quando falamos do ombro.

Mas, tem alguém faltando. Alguém que é esquecida, deixada de lado, geralmente abandonada no processo terapêutico. E por isso, por este preconceito, ela se retrai e limita os movimentos do ombro. Talvez para nós, meros mortais, isso não faça diferença. Para um atleta, significa ser mais rápido na água ou bater mais forte na bola.

Dentro do ombro tem tanta coisa que fica as vezes difícil saber qual é o problema. E sim, a cápsula posterior “reprimida” do ombro é um problemão ignorado entre os profissionais. A cápsula é uma estrutura que protege a articulação e limita os movimentos do corpo nos finais de amplitude de movimento. E a “retração” ou encurtamento da cápsula, limita os movimentos. Um atleta, por exemplo, não pode ter seus movimentos limitados para praticar seu esporte. Senão…

A cápsula posterior do ombro vai ficando quieta no seu canto pois nos esportes como vôlei e natação (braço para trás e rotação para fora), os movimentos do gesto esportivo geram encurtamento. Com isso, ao longo do tempo, temos uma cápsula posterior retraída, encurtada, rígida e reprimida.

E como resolver isso? Para minimizar o problema, o atleta precisa ser submetido ao tratamento “não se reprima, não se reprima”. https://www.youtube.com/watch?v=XDnL8IQYI0o https://www.youtube.com/watch?v=fCwL-eh4XRY

Muita, mas muita terapia manual e alongamento para “desreprimir” a cápsula posterior do ombro. Não se reprima!

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s