Crônicas Dolorosas 20: Meu abdômen 24 horas

dor e abdDesde o meio dos anos 90, iniciou-se uma batalha científica para estudar os músculos da região abdominal e suas funções. Transverso e multifidos eram a bola da vez, viraram os reis anatômicos funcionais e desbancaram o querido reto abdominal de suas funções protetoras.

Desta época até os dias de hoje, não se sustentaram as hipóteses de que o transverso e os multifidos reinavam absolutos. Não é bem assim. Mas, esse foi um dos grandes passos da fisioterapia baseada em evidência mundial

E o que ficou então? O que aprendemos? A ciência é volátil, muda as suas opiniões e mudou sua opinião quanto a isso. E para os pacientes, o que ficou? Para a maioria, ficou a simples e inútil recomendação de manter o abdômen contraído nas atividades diárias.

Uma das minhas pacientes foi instruída a manter o abdômen contraído durante suas atividades sexuais. A outra, durante a caminhada matinal de 1h. E para carregar peso, precisa manter o abdômen contraído? Não precisa nem pensar nele, pois seu sistema nervoso já faz isso por você.

Enfim, a ERA do abdômen contraído 24 horas já passou pela ciência, mas não na rotina. O que fica hoje são as ridículas (os) musas e musos do abdômen trincado desfilando no instagram e facebook. Fazer exercícios abdominais para “proteger” a coluna não está com nada, pelo menos para a ciência.

Conheça a mulher nota 1000 abdominais: https://dorterapeuta.wordpress.com/portfolio/a-mulher-nota-1000-abdominais/

Meu abdômen 24 horas virou uma moda contra a dor, mas sem resultados úteis para nossa rotina. Meu abdômen 24 horas só serve para caber aquela velha roupa da época de adolescente, quando você vestia 46. Para a dor não. A dor já se revoltou contra isso.

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s