As “bolas murchas” da ciência dolorosa

dor e bolaExistem regularmente grandes conflitos entre aqueles que pesquisam e aqueles que atendem pacientes. Isso não é de hoje e não será apenas de amanhã. No auge atual do estudo da dor, os avanços da ciência, por mais lindos, maravilhosos e tentadores, não foram capazes de reduzir a prevalência de dor e incapacidade relacionada a dor em todo o mundo. Os números só crescem. Bola murcha!

Mesmo na época de milagres, com uma oferta de tratamentos nunca vista antes, o alivio da dor não é uma realidade para muitos. Os pacientes continuam lotando os serviços de saúde, sendo mal orientados e seguindo de “loja em loja” a procura de algo que solucione seus problemas. Muitas vezes, o problema é chamado de dor e não necessariamente aliviar a dor resolverá o problema. Bola murcha!

Entendo que um estudo que mostre as luzes de natal do cérebro de paciente de dor crônica não ajuda muito, certo? Irá atingir um número insignificante de profissionais que se interessam por isso e que pensam em desligar essas luzes após o natal. E os mais de 90% que já estão pensando no carnaval? Bola murcha!

Transformar a ciência da dor em prática clínica não será a realidade da maioria, pelo menos é o que parece. Entender a dor não é fácil para ninguém, especialmente ao paciente, que tenta entender a ciência da dor pelos olhos dos profissionais de saúde, aqueles mesmo que falam que dor é resultado de lesão, de disfunção, doença ou inflamação. A força biomédica está sempre conosco. Bola murcha!

Sentimos muito, mas enquanto a ciência da dor não for capaz de realmente ajudar os pacientes e realmente ter impacto na população, será um presente de grego.

O que queremos então? Que a ciência da dor tenha um impacto galáctico ao invés de ser um bola murcha dentro de uma sala de tratamento.

A verdade ainda está la fora! A dor também!

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s